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quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Manutenção Preventiva motos de competição


Planilha de horas de uso:


Não é fácil seguir o manual da Honda CRF250, a Honda manda lubrificar os links e a balança da suspensão traseira a cada três corridas, segundo eles 7,5 horas de uso. Eles também pedem para trocar o pistão com 15 horas de uso.

Mas será que no Brasil os pilotos e mecânicos seguem mesmo esses prazos?

Será que é mesmo necessário seguir este prazo?

Bom, quando eles falam no manual em três corridas ser o mesmo que 7,5 horas de uso, estão contando com os treinos entre um fim de semana e outro.

Aqui no Brasil uma prova de Brasileiro de Motocross, por exemplo, dura 30 minutos, mas tem os dois treinos no sábado e um no domingo que duram mais ou menos uma hora. Isso da um total de uma hora e meia de uso para a corrida.

Com isso eu cheguei a conclusão que o melhor não é calcular o tempo de uso por corrida como muita gente faz, o certo é por hora de uso mesmo.

Crie uma planilha de treino e corrida e anote sempre o tempo de uso da moto, anote as trocas de óleo e toda a manutenção feita, você vai se surpreender com os resultados.

Links e rolamentos da balança traseira:

O manual manda limpar e lubrificar os links com 7,5 horas de uso, porém utilizando uma graxa de boa qualidade pode-se prolongar a manutenção para 10 ou até 15 horas de uso. Mais tempo que isso pode deixar os rolamentos secos ou sujos e diminuir sua vida útil.
É importante ter muito cuidado na desmontagem, pois os roletes dos links se soltam e podem ser perdido, desmonte dentro de uma bandeja e evite misturar os roletes de cada rolamento para não precisar separar depois, o que da muito trabalho.

Obs: Com o tempo de uso deve-se trocar os retentores dos rolamentos ou lubrificar com mais freqüência, pois os retentores perdem eficiência quando ficam velhos e permitem entrada de sujeira e água.

Dica:

Uma dica importante é limpar e lubrificar separadamente o rolamento inferior do amortecedor traseiro a cada 5 ou 6 horas, pois ele está sujeito a ficar sem graxa antes dos outros por causa de sua estrutura mais fina e por trabalhar em condições mais severas que os outros.
Este rolamento pode ser lubrificado sem a necessidade de desmontar toda a suspensão, basta colocar a moto no cavalete, tirar o parafuso, limpar o rolamento e lubrificá-lo no local mesmo, ao contrario do restante que tem que ser totalmente desmontado da moto.

Troca de pistão e anéis + verificação do motor:

Limpar e regular válvulas e guias, descarbonizar, verificar corrente do comando, verificar biela, medir folga cilindro/pistão, verificar folgas e medidas das peças do comando, trocar pistão e anéis na hora certa. Tudo isso está no manual do proprietário e deve ser seguido para evitar um prejuízo maior com a quebra do motor.

Quinze ou vinte horas de uso parecem pouco, mas para um motor que gira a 13.000 RPM despejando uma potencia de uns 40HP na roda traseira não é não.

É importante seguir a risca a planilha de horas de uso e abrir o motor sempre que atingir entre 15(ou no Maximo 20) horas de uso. O Pistão deve mesmo ser trocado, a não ser que esteja dentro dos limites das medidas do Manual de Serviço, porém 20 horas já é um bom tempo de uso.

Todas as verificações devem ser feitas para que se use ao Maximo a potencia do motor, sem ter riscos de uma quebra.

Para uma verificação mais segura deve-se usar um micrometro milésima para medir o pistão, o cilindro e todas as peças moveis do cabeçote. É necessário ter em mãos o Manual de Serviço da moto para saber todas as medidas e seus limites de uso. A montagem deve contar com um torquimetro para aperto correto dos parafusos do comando e cabeçote.

Obs: A vida útil do motor está diretamente ligada ao óleo lubrificante e ao filtro de óleo. Nós Trocamos o óleo a cada 3 horas de uso e o filtro a cada 3 trocas do óleo, muito menos tempo do que manda o manual do da moto que pede a troca de ambos a cada 15 horas.

 
Texto e fotos: Lauro Hoffmann

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